quarta-feira

Panetone Sem Glúten, Sem Leite, Sem soja e Sem Ovo

Meu filho está fazendo uma dieta de restrição alimentar que retirou do dia-a-dia dele, por seis meses, os alimentos mais alergênicos: glúten, leite, ovos, soja, oleaginosas e frutos do mar incluindo peixes!

Algumas descobertas sobre alimentação, nesta vida de leitura de rótulos, revela muita bizarrice e o quanto comemos tranqueiras sem nem pensar, a gordura vegetal é uma delas que na verdade, quando não especificada no rótulo o tipo de vegetal, pode apostar que é soja, pois é o mais barato e comum, mas mesmo que não fosse pela soja, já é bem prejudicial para a saúde... Enfim, esse papo rende um outro post.

Não está muito fácil, mas estamos conseguindo com muita criatividade e experiências! E como muitas pessoas têm pedido, decidi compartilhar os erros e acertos... Pensei em criar um outro blog para falar somente disso, mas decidi colocar aqui mesmo já que este blog não é só para tratar de produtos e sim de todo o universo infantil e materno!

Uma das coisas que meu filho adora nesta época de Natal, sem dúvida é panetone! Eu, particularmente, não gosto, até passa um chocotone, mas panetone não rola! O desafio maior foi porque, como já falei em outros posts, não sou boa com bolos e pães, panetone mesmo, nunca arrisquei nem o normal, quem dirá sem glúten, leite e ovo e meu forno é uma porcaria... mas o que a gente não faz por um filho!

Minha primeira experiência foi um fracasso! Quase queimou e ficou cru por dentro, feio e com gosto ruim. Um horror!
o primeiro ficou rústico kkkkk

Mas já sei qual foi o erro, tentei adaptar a receita com medidas certas por medidas caseiras. Agora, fiz com tudo pesadinho certinho, mas minha diarista sumiu com as forminhas de papel e acabei fazendo na forminha de cupcake e deu certo mesmo assim, não ficou muito bonito, mas ficou bem saboroso!

Esta receita adaptei de uma que encontrei na internet, da Carla Serrano, para ver a receita original, clique aqui.

Ingredientes

- 140g de farinha de arroz
- 70g de fécula de batata
- 40g de polvilho doce
- 5g de goma xantana
- 5g de fermento biológico seco instantâneo
- 50g de açúcar mascavo
- 190g de água
- 30g de óleo de girassol
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada hidratada em 5 colher de água (pode ser chia também) ou 2 ovos se você puder
- 5g de cachaça de abacaxi ou rum
- 10g de raspas de laranja
- 3g de sal
- 170g de frutinhas cristalizadas ou damasco seco picadinho ou chocolate amargo picado (sem glúten, sem leite, sem soja e sem gordura vegetal

Modo de preparo

Na tigela da batedeira, misture bem os 7 primeiros ingredientes. Despeje a água e inicie o batimento com o batedor para massa, em velocidade lenta. Adicione os ingredientes líquidos restantes e continue batendo, aumente a velocidade para média/alta por cerca de 3 minutos. Adicione o sal e bata até misturar. Sem bater, misture as frutinhas. Coloque na fôrma de papel própria para panetone (500g) ou mini panetones ou ainda como eu, nas forminhas de silicone. Espalhe a massa. Reserve até dobrar o volume, aqui levou umas 4 horas. Liguei o forno um pouquinho, desliguei e deixei lá até crescer (com o forno desligado). Quando já tiver crescido, tire de lá e preaqueça o forno, asse em 180 graus por cerca de 50 minutos ou até que ao espetar um palito, este saia limpo. Depende muito de forno para forno! 

viraram cupcake tone



As receitas sem glúten, sem leite e sem ovo nunca ficam como as que utilizam estes ingredientes. É preciso encontrar novos sabores e ajustar o paladar, ainda mais quando é necessário. A massa deste panetone não expande tanto como uma massa de panetone normal, mas ficou bem saboroso até para mim, que não gosto de panetone!

Por aqui funcionou bem para o filhote não ficar só na vontade, sem falar que ficou bem mais saudável que um comprado pronto ;)

Um ótimo Natal para todos!
Beijos






Nenhum comentário: