quarta-feira

Artes para crianças

A Arte na infância é fundamental para a criança desenvolver a criatividade, o senso critico e estético, coordenação motora fina, a curiosidade e a auto-estima. As crianças quando estimuladas a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos aprimoram sua linguagem e capacidade de concentração.

Mas é importante salientar que fazer atividade de Arte com as crianças não se trata, por exemplo, de mandar a criança preencher formas prontas ou fazer colagens em desenhos de bichinhos. O ensino de artes tem a função de ampliar a sensibilidade e aguçar os sentidos, através de experiências, apreciação, contextualização e produção.

Nosso papel de pais e dos educadores dos nossos filhos é criar condições materiais e pedagógicas para que o contato da criança com a Arte aconteça da forma mais lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um ambiente propício para que ela faça, refaça, experimente e construa.

O legal é fazer com que a Arte seja compreendida pelas crianças como uma linguagem humana, uma forma natural e profunda de expressão de idéias, emoções e sentimentos.

um pinguinho de tinta na mão e...

nem lembra mais que tava pintando no papel...kkk

Abaixo algumas dicas para fazer arte com seus pitocos:

TINTA VEGETAL
Deixou o feijão de molho? Borá separar um pouco da água escura que se forma para fazer uma bela aquarela. É ótimo para pinturas com bebês. Pode usar bem liquida ou misturar um pouco de cola branca para dar mais consistência ou bater no liquidificador a verdura/fruta com água. Outras tintas vegetais possíveis

- água do cozimento da beterraba
- da cenoura
- do espinafre
- da abóbora
- café
- chá
- terra
- amora
- morango
Para pintar vale pincel, esponja, algodão, cotonete, dedos, carimbos, palitos, canudos, escova, spray...
Tinta de beterraba

Tava comendo amora...

... eis que surge uma cor tão linda!

Pintura com terra misturada com cola e água, feita com palito


O bom e velho guache dá conta direitinho das criações, claro que as crianças se surpreendem quando tiradas do lugar comum. Mas o que vale mesmo é liberar a criatividade.
Pintura com frasco  roll on


Pintura com frasco de salsep
O assunto é amplo demais e eu apaixonada pelo tema, mas prometo voltar com mais dicas e ideias em outros posts. Por hora só mais uma receitinha que é uma delicia de fazer...

MASSINHA DE MODELAR
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de sal
- 2 colheres de sopa de óleo
- água suficiente para dar consistência de pão à massa (pouco mais do que 1 xícara)

Sovar bem em superfície enfarinhada até a massa parar de grudar na mão (acerte o ponto com farinha de trigo) usar corante comestível ou a tinta vegetal (dicas acima) para colorir a massa.


post publicado anteriormente em outro blog que eu escrevia!

Beijos, beijos

4 comentários:

Chris Ferreira disse...

Dicas sensacionais.
Já fiz arte com a minha grande utilizando o corpinho dela como molde. Já fizemos a massinha em casa.

Sequiser ver as nossas artes, pode ver nesse post aqui: http://inventandocomamamae.blogspot.com/2010/05/familia-arteira.html

Mas a tinta vegetal nunca tinha tentado. Adorei a ideia.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Chris Ferreira disse...

Oi Tati,
aqui as historinhas inventadas fazem o maior sucesso. Elas pedem para contar e recontar várias vezes. Agora eu gravo tudo na máquina fotográfica e carrego no youtube. Assim não corro o risco de esquecer. Elas adoram quando eu coloco o vídeo para elas ouvirem as nossa invencionices.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Lucia Laureano disse...

Tati,
Amei as dicas!!!! Amei a dica da tinta de feijão e legumes, amei a dica da tinta de terra, amei a utilização de salsep... Menina, quanta criatividade!!!!
A receita de massinha também parece boa, vi fazer em um hotel fazenda que fomos, mas não tinha anotado ingredientes e quantidades.
Feliz em visitar um blog assim... A minha cara!!!
beijos,

Raphaela Rezende disse...

Adorei a idéia!