domingo

Uma horta pra chamar de nossa

Meu post hoje, fala de um sonho de consumo que tenho há muito tempo! Uma horta em casa. Pois é em tempos de correria maluca meu maior desejo é poder colher no jardim saladinhas fresquinhas, com garantia “mesmo” de não ter agrotóxicos para meu pitoco.

Mas mesmo morando em uma casa, não tenho mais que um jardim de 2m x 1m para plantar, parece que os antigos moradores curtiam um concreto e espalharam por todo pátio. Mas não me dei por vencida e hoje já colhemos cebolinha, alecrim, manjericão (o rei do pedaço), rúcula, brócolis, morango, tomate cereja...

Com a verba curta e com muita vontade de ampliar nossa colheita não desanimei e fiz do meu jeito um novo canteiro (improvisado reciclado) para receber as novas sementinhas. Abaixo divido com vocês nossas aventuras agrônomas!
1 – conseguimos caixotes de feira que deveriam ser impermeabilizados por dentro com neutrol e protegidos por fora com verniz ou stain, massssssss como tava decidida naquele dia, ignorei estas etapas e fui logo para os finalmente... kkk
2 – sacos grossos, usei os de ração que são ótimos! Super resistentes.
3 – abri a lateral maior e fiz vários furos na outra extremidade.
4 – grampeei o saco em toda borda da caixa, deixando o fundo do saco suspenso
5 – depois de forrado ficaram assim
6 – coloquei brita e terra. Poderia ter colocado antes da terra a areia, mas como não tinha fiz assim mesmo.
Pronto! Nesta etapa você já tem uma floreira superrrrrrrrrrrr barata, ecologicamente correta e que cabe em qualquer sacadinha que bata sol. Você pode plantar as mudinhas ou semear flores, hortaliças, ervas medicinais...

7 - você também vai precisar de uma mãozinha pequeninha para semear...
8 - o caixote mais baixo usamos como sementeira. Colocamos um saco plástico para fazer tipo uma estufinha, tomando o cuidado de deixar a terra sempre úmida.
9 - dias depois tiramos o saco plástico e lá estava a alface, o alho poró e o agrião dando o ar da sua graça...
10 - a beterraba plantada no caixote maior também começou a brotar logo em seguida.
11 | 12 - Passados mais alguns dias e as beterrabas e as cenourinhas já estavam enchendo de verde nosso quintal!

Além de fazer um bem danado para o planeta faz muito bem para nós e principalmente para nossos filhos, mexer na terra, semear e ver dar frutos faz a cabecinha dos pitocos viajarem!!
Como tenho em casa um pequeno viajante, cientista, curioso... resolvemos ir além da plantação e já preparamos nossa primeira compostagem feita com garrafa PET. Tempos atrás, vi numa comunidade que faço parte no Orkut (Horta em Casa) um PAP postado pela Noely. Adorei a ideia e já comecei a separar as cascas e restos de comida, guardei em potinhos de sorvete, bem fechado na geladeira. Abaixo todo o processo.

Compostagem com garrafa PET
1 - você vai precisar de duas garrafas PETs cortadas assim
2 - faça furos numa das tampinhas para escoamento
3 - quando já tinha uma quantidade razoável de restos e cascas, bati tudo no processador. Tentei no liquidificador, mas não deu certo... se você não tiver processador corte em pedaços pequenos para acelerar o processo.
4 - no processador fica bem miudinho, mas também não é tão fundamental, só levará um pouco mais de tempo para você ter seu adubo!
Depois desta etapa, basta montar sua composteira conforme a imagem abaixo.

Observação importante: Quando tirei a foto, a base estava sem areia para mostrar bem o encaixe. No fundo da Pet que serve como “pratinho” também vai areia para não dar mau cheiro.

Deixar em lugar ventilado, que não pegue chuva e longe de animais domésticos. Para evitar mau cheiro não utilize restos de laticínios, nem carnes e ovos.
Tau mostrando o que vai virar adubo

Beijos

2 comentários:

Mairla Rodrigues disse...

A D O R E I !!!!! Vou fazer hj mesmo!!!

Brunalim disse...

Tati, adorei e vou fazer. Quanto tempo demora para virar adubo?
Beijo
Bruna
http://olharaqui.blogspot.com/