quarta-feira

O que é Doula??

Bom dia a todas, meu nome é Cristina e recebi o convite da Tati pra falar um pouco sobre os meus serviços de doula.

Doula é uma profissional que educa as gestantes durante os últimos meses sobre o parto, cuidados com o bebê, cuidados do pós-parto, amamentação etc. Além disso eu acompanho todo trabalho de parto e parto para ajudá-las a ter o parto ideal que elas querem. Além da informação, dou apoio, a presença da doula na maternidade mostra para os médicos que a mãe sabe como tudo funciona e que ela esta fazendo de tudo para ser respeitada. Com isso podemos diminuir em 50% as taxas de cesárea ,diminuir em 20% a duração do trabalho de parto, diminuir em 60% os pedidos de analgesia, diminuir em 40% o uso da oxitocina e diminuir em 40% o uso de forceps.

O valor do acompanhamento varia de doula para doula, as experiências, as formações acadêmicas, e a média nacional é de R$ 400 a 900 reais. O ideal é que você conheça as doulas e só depois decida qual a ideal para você. Ser Doula não é uma opção, é um chamado, um verdadeiro dom. Para doular você precisa se dedicar de corpo e alma,  abrir mão da sua vida pessoal para ajudar a sua paciente a ter a experiência mais incrível da vida dela. 

Eu doulei pela primeira vez há 4 anos, acompanhando um parto e ajudando 2 mamães no pós-parto, foi puro instinto e me apaixonei pela maternidade, tanto que engravidei 1 mês depois com apenas 17 anos !!!
Apesar de não ter sido planejada a minha filha Sofia foi totalmente desejada, hoje apesar de ser ainda nova
eu tenho sucesso profissional, e o fato de ser mãe ajuda bastante.

Alguns dias são de correria total, a paciente me liga em trabalho de parto, tenho 2 horas para chegar no local
(às vezes menos) e preciso me arrumar, comer, arrumar a Sofia, deixá-la na casa da minha mãe e ir a casa da paciente ou hospital. Alguns partos são rápidos, 2 horas, outros chegam a 30 horas de trabalho!
Também nunca tenho certeza dos meus planos, já desmarquei vários compromissos por ter que ir atender a um parto, e planejar férias é ainda mais difícil. Mas com amor eu vou lidando com tudo isso, ser mãe, ser mulher, estar sempre me atualizando, estudando e tentando ter uma vida pessoal rsrsrsrsr.








Se você esta esperando um bebê, tenha uma doula, ela pode fazer toda a diferença. Obrigada Tati pelo convite, e obrigada a todas
que valorizam o nossa linda missão.

Cris De Melo
Téc. Enfermagem
& Doula!
(48) 9168-0506
cris.sofia20@hotmail.com
www.crisdoula.blogspot.com

Obrigada você, Cris! Imagino como deve ser gratificante esta sua correria, hein?

Beijos, beijos
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Tati e Cris, não sabia o que era Doula e adorei saber que existe profissionais que ajudam mulheres nesse momento tão especial da vida (ainda não passei por isso).
Cris, parabéns pelo seu trabalho e Tati, obrigada por compartilhar conosco esse post.
Beijos,
Flávia